quinta-feira, 4 de junho de 2009

Nova Ponte comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com palestras nas escolas

Município também aposta no recolhimento de pneus velhos como medida de preservação ambiental

 

A Prefeitura de Nova Ponte está preocupada em conscientizar a população da cidade sobre a importância de pequenas ações que contribuem para a preservação dos recursos naturais, como a coleta seletiva e a reciclagem do lixo que reduz o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e, consequentemente, diminui a liberação dos gases que provocam o efeito estufa. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a administração do município, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, promove amanhã, 5, uma série de palestras ambientais nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo, segundo Lílian Cristina Oliveira Dinato, bióloga e assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é conscientizar os alunos das escolas municipais da cidade e sensibilizar a atenção de todos para a preservação ambiental.

 

Coleta de pneus velhos

Além das palestras, a Prefeitura de Nova Ponte, através do Centro de Controle de Zoonoses e com o apoio das Secretarias de Saúde e Obras, realiza outra importante ação que visa a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. A administração do município renovou a parceria com a associação Reciclanipe de São Paulo para voltar a coletar os pneus velhos descartados pelos motoristas da cidade. A parceria, que estava cancelada há cerca de um ano e meio, consiste no recolhimento de pneus em vários pontos do município como a entrada da cidade, vias públicas, lixão, borracharias, revendedores e postos de troca de pneus. A coleta foi reiniciada no final de maio e já foram recolhidos mais de 700 pneus de veículos de carga, 430 pneus de carros de passeio, o que resultou em aproximadamente 25 toneladas.

Com a adesão da Prefeitura, é possível contribuir para diminuição do risco, por exemplo, de os pneus velhos serem lançados em rios ou transformados em ambientes propícios à formação de focos do mosquito transmissor da dengue. Além de serem utilizados em fornos de fábricas, os pneus descartados podem servir de matéria-prima para uma série de outras finalidades, a exemplo de fábricas de vestuário e calçados. Todo o material recolhido na cidade é encaminhado para a empresa Racri Comércio Ltda, na cidade de Betim, e lá ele é triturado e usado para fazer massa asfáltica e grama sintética.

 

Lucas Barbosa
Serifa Comunicação - Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Nova Ponte
www.blogdaserifa.zip.net 

 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores